Artista, pesquisadora, professora e militante negra da Dança. Co-fundadora e diretora artística do Menos 1 Invisível, Núcleo de Dança. Mestranda em Artes pela UNESP, pesquisa dramaturgias para corpos afrodiaspóricos. Em 2002 concebe o espetáculo “Festa o corpo coletivo está no tilintar dos ossos.” Em 2004, co-criou “Confraria Desnaturada” contemplado com o prêmio Estímulo à Dança. Atuou como intérprete criadora na Beneditas Cia de Dança(2005-2008), espetáculo “Ou” – Mostra Feminino na Dança 2008, entre outras e da Cia Autofalante no espetáculo “Jardim Zen. Participou como performer-dançarina do Taanteatro- Ensino, Pesquisa e Criação. Em (2016/17) como residente do Centro de Referência da Dança co-criou o espetáculo “Frutos de Escavação” e Mo…Ver-se. Nesse mesmo ano recebeu o prêmio Denilto Gomes de melhor atuação política na Dança. Com o Menos 1 Invisível realizou os seguintes trabalhos: “Passeio Dentro da Paisagem”, “Turning Dance” e Vídeo Dança na Casa Amarela 1 e 2 (2014). Desde 2018 vem pesquisando dispositivos de descolonização a partir do Corpo/Arte sob a perspectiva dos direitos humanos e imigração afrodiaspórica, organizou a roda de conversa “O Corpo Negro na Dança. Nesse mesmo ano concebe o projeto Naufrágios que desemboca na a co-criação do espetáculo “ZONA”. Atualmente desenvolve o projeto “Mergulho” que pesquisa interação entre negritudes/branquitudes e possibilidades de co-existência.
Zé Maria Carvalho, dançarino, professor de Ed. Somática e dança butô, coordena o Espaço Viver Teatro e estúdio de dança a 35 anos e dirige o ‘VIVER NÚCLEO DE DANÇA Pesquisa e Criação, desde sua criação em 2001.
Graduado pelo Instituto de Geologia da USP em 1978, curso de pós-Graduação no instituto de Geografia da USP em 1980/81. Mestrado no Instituto de Pesquisas Espaciais (IMPE) em 1982/83.
Em 1985 inaugurou o Espaço Viver Dança e Cia em parceria com Lucia Merlino, como professor e coordenador. Estudou com Klauss Viana e deu aula em seu curso básico. Formou-se no método Feldenkrais de Educação Somática, e vem desenvolvendo pesquisa de linguagem com a dança/butô, investigando a aplicação deste método na criação de um corpo com a capacidade de expressar afetos, uma potencia de encontros e ressonâncias, que possibilite a criação de uma dança dos afetos.
PRINCIPAIS TRABALHOS E PREMIOS – Com Takao Kusuno: “O Olho do tamanduá”, ganhador do troféu Mambembe de melhor espetáculo de dança de 1995. Participando dos seguintes festivais internacionais: FIAC-95-SP, FIT– 1996 -Belo Horizonte, 8ºFESTIVAL INTERNACIONAL DE HAVANA/CUBA- 1997, FESTIVAL INTERNACIONL RIO CENA CONTEMPORÂNEA-1997, FESTIVAL BRASIL-JÀ-1998 -MUNIQUE/ALEMANHA, 2003- BIENAL INTERNACIONAL DE ARTES DE KIOTO-JAPÃO, 2003. 2004- Premio Estímulo à Dança da Secretaria Municipal de Cultura com UROBÓ. 2005- Premiado no projeto de circulação FUNARTE Sul /Sudeste com Cio da Terra/ Cangaceiro. 2006- Criação e apresentação do espetáculo “HOMEM DOS AVESSOS”, espetáculo premiado com a produção do Dança em Pauta-CCBB). 2007- Criação do espetáculo “ Era infinitamente maio…-Tatarana lagarta de fogo” episódio II -. Prêmio FUNARTE / Klauss Vianna. 2008/2009- Fomento a dança com o projeto “ ‘Era infinitamente maio…Urutu Branco Cobra Voadeira‘. Fomento a dança com o projeto O corpo em devir’ (2011/2012 ) – Fomento a dança com o projeto “Dejavü” (2015). Fomento à dança com Desobra_Dejavu (2016/2017) . Prêmio Denilto Gomes por pesquisa e difusão. Fomento a dança com o projeto Espaços Outros_Outros Espaços (2017/18. Fomento a dança com o projeto DISPOSITIVOS DE VISAO/ Provocações_Poéticas…não se vive…nÃo se morre…não se dança no retângulo de uma folha de papel (2019/20).
Fundador e Diretor da Clarín Cia de Dança. Começou a participar de grupos folclóricos da cidade de São Luís – MA aos 12 anos. Aos 16 anos, começou a estudar Danças Brasileiras no Curso Livre de Dança do Teatro Artur Azevedo. Dos 17 aos 21 integrou o Boizinho Barrica. Em 2003, já em São Paulo, iniciou seus estudos no ballet clássico, dança contemporânea e jazz, neste mesmo ano entra para o “Balé Folclórico de São Paulo – Abaçaí”. Em 2004/05 integrou o “Corpo de Baile Jovem do Teatro Municipal de São Paulo”. Em 2009 entra para o curso de Dança da Universidade Anhembi Morumbi. Desde 2013 é coreógrafo de Comissão de Frente, estando atualmente na Escola de Samba Colorado do Brás. Já produziu diversos grupos de dança da cidade, sendo premiado como Melhor Produtor pelo Prêmio Denilto Gomes, e tendo aprovação em editais como Fomento à Dança e Proac.
Artista da dança, natural de São Paulo, capital. Coreógrafa e diretora do …AVOA! Núcleo Artístico (2006 – ), que debruça-se sobre questões do entre cena/cotidiano e artista/público por meio de obras coreográficas imersas nos espaços públicos da cidade. Educadora somática do movimento e orientadora artística. Integrou o Programa Vocacional (SMCSP) de 2011 a 2014, nas funções: artista-orientadora de dança, coordenadora de equipe do Vocacional Dança e coordenadora do Projeto Artes Integradas; atuou no Programa de Qualificação em Dança 2020 como orientadora artística. Integrou comissões de seleção de projetos como Programa de Fomento à Dança, PROAC Editais/Dança, projeto Novos Coreógrafos Site Specific, do CCSP. Idealizadora e articuladora do GIRE – Grupos Independentes em Rede, com cinco edições realizadas para articulação de grupos do Estado de São Paulo. Diretora artística e coordenadora dos projetos de manutenção de pesquisa e criação em dança em contexto urbano, no centro histórico de São Paulo. Tem interesse no potencial transversal da dança, em tessituras possíveis com a poesia haicai e linguagem fotográfica; na dança em torno do assunto Ecologia (do Corpo, Ecologia Humana, Ecologia Urbana). Durante oito anos, atuou como parceira artística, fotógrafa assistente de Gil Grossi, fotografando dança, teatro, circo, ópera e realizando a pesquisa Fotodança. Pesquisadora da Poesia Haicai em aproximação com seus modos de produção em Dança, por meio do Projeto Dança-Haicai, contemplado pelo PROMAC 2020 e patrocínio do Aqui, Ali Dança e Cultura, em 2019/20. Sua formação artística tem como base diferentes linguagens, iniciando com a linha de pensamento do Estúdio Nova Dança onde desenvolveu seus estudos como artista da dança de 1998-2007; Mímica e o Teatro Físico (1997 – 2016); direção teatral pela SP escola de Teatro (2009); Poética Haicai (2003 – ); Fotografia de Cena (1999 – 2015) e Música. Atualmente, cursa bacharelado em Artes visuais e licenciatura em Música.